Pavilhão Vera Cruz é retomado pela Prefeitura de São Bernardo


 

ABCD - 03/04/2017 - 20:29:08

 

Pavilhão Vera Cruz é retomado pela Prefeitura de São Bernardo

Pavilhão Vera Cruz é retomado pela Prefeitura de São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Ricardo Cassin / PMSBC

 

Orlando Morando durante visita ao Pavilhão Vera Cruz e ao CAV

Orlando Morando durante visita ao Pavilhão Vera Cruz e ao CAV


Notoriamente famoso por todo o País, a partir dos anos 1950 como a maior referência do Cinema à época, o Pavilhão e Estúdio Vera Cruz – localizado na Avenida Lucas Nogueira Garcéz, nº 860, em São Bernardo - voltou a ser administrado pela Prefeitura e se torna plano da atual administração em voltar a ser centro de filmagens cinematográficas.

O atual governo municipal tornou oficial, na tarde desta segunda-feira (03/04), a retomada de gestão do local, assim como do CAV (Centro Áudio Visual), que estavam sob concessão da empresa Telem S A, em contrato firmado pela antiga gestão, assinado em agosto de 2015, e que ao longo de quase dois anos, expôs inúmeras ingerências, falhas administrativas e descumprimentos contratuais. Com o Pavilhão Vera Cruz, nenhum projeto saiu do papel, contrariando premissa do contrato firmado, que anunciou investimento de R$ 156 milhões para o espaço.

A ação, que marcou a volta do Pavilhão Vera Cruz, foi liderada pelo prefeito Orlando Morando, que acompanhado por demais secretários, fez ampla vistoria pelo local, atualmente em estado de abandono. O chefe do Executivo revelou que um dos planos para o reaproveitamento do espaço é uma parceria com das grandes emissoras do País para resgate do local, como complexo cinematográfico.

“Fizemos todas as ações legais, inclusive, estipulando prazo para que a Telem apresentasse defesa. E hoje, aceitaram a nossa notificação e devolveram o espaço. A administração fará agora um encontro de números, por meio de auditoria, e aquilo que foi devido será cobrado da empresa, considerando que explorou durante um bom tempo todo o espaço e, se deve ao município, terá de pagar. Para o futuro, temos o diálogo com uma grande empresa de TV para uma parceria. No entanto, estamos estudando outras formas. O mais importante era a volta do Pavilhão para a cidade”, pontuou Morando.

Durante a vistoria pelo Pavilhão Vera Cruz, o chefe do Executivo expôs todas as dependências do local, assim como o acervo raro, como figurinos e acessórios utilizados por Amácio Mazzaropi (1912-1981), durante as filmagens de suas principais obras.

De acordo com Morando, todo o material será revisado e ficará sob cuidados da Diretoria de Cultura. O objetivo é conseguir a restauração do material, para preservação histórica.

“Trata-se de história. Merecia ter sido cuidada. Não podemos deixar as coisas abandonas desta forma. Queremos colocar em local adequado. Os quadros, por exemplo, podem ir para a Pinacoteca”, acrescentou Morando.

A atual gestão da Prefeitura de São Bernardo, por meio de decreto, oficializou a rescisão de contrato com a Telem S A, que previa a concessão por 30 anos do Pavilhão Vera Cruz e do CAV. O documento oficial, número 19.954, publicado no dia 31 de março, tornou nulo o contrato firmado com a empresa.

“Com o CAV, vamos fazer um chamamento público e no prazo mais rápido possível, as aulas serão retomadas”, comentou Morando.

O fim de vínculo com a Telem se tornou válido, imediatamente, retornando ao Executivo municipal todos os direitos e privilégios transferidos à Concessionária.  O estacionamento do Pavilhão Vera Cruz, utilizado por alunos da Faculdade de Direito, será agora administrado pelo Rotativo São Bernardo, autarquia municipal, e será cobrado apenas pelo horário utilizado.

Vera Cruz

Vista aérea do Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias



PF conclui que Renan, Jucá e Sarney não obstruíram as investigações da Lava Jato


Brasileirão 2017 já teve 13 técnicos demitidos em apenas 15 rodadas


João Doria e Orlando Morando pedem posicionamento do PSDB e desconversam sobre candidaturas em 2018


Mundo Bita faz a alegria da criançada em agosto


Orlando Morando deve ocupar posição na executiva do PSDB Nacional


Detran.SP investe R$ 1,5 milhão em São Vicente para ações de segurança no trânsito