Consórcio analisa projeto do CCO Regional para apresentação à União Europeia


 

Politica - 03/04/2018 - 17:59:07

 

Consórcio analisa projeto do CCO Regional para apresentação à União Europeia

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Em maio, missão oficial do ABC visita a cidade de Turim, na Itália, próxima etapa do programa desenvolvido pelo bloco europeu

Em maio, missão oficial do ABC visita a cidade de Turim, na Itália, próxima etapa do programa desenvolvido pelo bloco europeu


O projeto do Centro de Controle Operacional (CCO), em desenvolvimento pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi analisado nesta terça-feira pelos prefeitos da região durante a assembleia mensal da entidade. A iniciativa será apresentada até o fim do ano à União Europeia (UE), dentro do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC). Com o projeto em mãos, a entidade poderá pleitear recursos do bloco europeu para tirá-lo do papel. 

Em maio, uma missão oficial do ABC visita a cidade de Turim, na Itália, na próxima etapa do programa desenvolvido pela UE. A viagem dos representantes da região à Europa acontece entre os dias 14 e 17 do próximo mês, com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre as duas partes, conforme o vice-presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“A equipe técnica de Turim ficou impressionada ao verificar que uma região grande como a nossa não tem integração na área da mobilidade. O CCO é um sonho de muito tempo do Consórcio e o primeiro passo para conseguirmos essa integração”, afirmou.

Em março, o Governo Federal autorizou o repasse de R$ 5 milhões provenientes do Ministério das Cidades para o projeto executivo do CCO. O recurso foi anunciado em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. A autorização ocorrida no mês passado foi viabilizada graças ao trabalho realizado pelo escritório do Consórcio em Brasília junto à pasta, visando destravar o repasse.

O CCO irá controlar o trânsito em quatro corredores regionais definidos como prioritários, priorizando o transporte coletivo, como parte do Plano Regional de Mobilidade do ABC. Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos pelo Consórcio, a partir de recursos federais, 21 projetos funcionais e básicos de engenharia para a requalificação de corredores preferenciais para transporte coletivo, com o objetivo de melhorar a fluidez e desafogar gargalos do transporte público.

Museu virtual

Os prefeitos também aprovaram o início das atividades do projeto Museu Virtual em 50 escolas da região. A tecnologia utiliza óculos de realidade virtual, conectados a um aplicativo que roda as imagens dos museus em 3D, integrando elementos do real, imagens de locais importantes para os municípios e obras de arte que marcaram a história das cidades.

“A partir deste mês, o Museu Virtual vai passar pelas escolas da região, possibilitando que as crianças tenham acesso a esta nova tecnologia paraconhecer o acervo cultural das nossas cidades”, explicou o vice presidente do Consórcio, Paulo Serra.

Também prossegue o trabalho de catalogação das principais obras de arte dos seis municípios consorciados, por meio de um software de gestão de última geração para gestão de acervos.

Desenvolvido pela startup brasileira Artyou, o projeto foi proposto pelo Grupo de Trabalho (GT) Cultura, com apoio do Grupo Temático História e Memória e a Comissão de Implantação do Museu Virtual Grande ABC, composta pelos técnicos dos museus e das pinacotecas municipais. O tour virtual pelas escolas da região conta com parceria do GT Educação.

Saúde

A pauta da assembleia também contou uma apresentação aos prefeitos do coordenador do GT Saúde, Geraldo Reple, sobre a regionalização da central de regulação de vagas, com o objetivo agilizar a abertura de vagas ambulatoriais e de leitos para pacientes da região, e do início do processo de distribuição descentralizada de medicamentos de alto custo no ABC, atualmente concentrada no Hospital Mário Covas.

 



;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



BTG Pactual/FSB: Jair Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad, 41%


Boleto acima de R$ 100 poderá ser pago em qualquer banco


Carla Morando está na liderança para estadual no Grande ABC


3,6 milhões de títulos de eleitor no país foram cancelados por não fazer o cadastro biométrico


Cidades do estado de SP com cadastramento biométrico obrigatório


Entenda por que não havia sangue após a facada em Bolsonaro