Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate
SBC


 

ABCD - 18/06/2018 - 23:30:02

 

Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate

Em São Bernardo, 1º Congresso de Urgência e Emergência é encerrado com simulado de Operação Resgate


Na busca por aprimorar e qualificar o atendimento emergencial, a Prefeitura de São Bernardo promoveu, neste domingo (17/06), um simulado de operação de resgate, no estacionamento do ginásio Poliesportivo da cidade, como a etapa de encerramento do 1º Congresso de Urgência e Emergência, realizado na sexta-feira, sábado e domingo.

Ambulâncias do SAMU, do Corpo de Bombeiros, e até o helicóptero Águia da Policia Militar, participaram do treinamento com múltiplas vítimas. Ao todo, 16 pessoas foram envolvidas no treinamento, que trabalhou a hipótese de um acidente de carro, em que todos saíram feridos. Elas foram socorridas no local e encaminhadas para as unidades de Saúde. O paciente mais grave foi levado, de helicóptero, ao Hospital de Clínicas.

Uniformizado com a jaqueta do SAMU, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhou de perto toda a ação, acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

“Estou feliz com o resultado deste evento. Tenho certeza, que após esses três dias de treinamento, teremos profissionais da saúde mais preparados para realizar o primeiro socorro. Congressos como este, capacitam os nossos funcionários e melhoram o serviço de saúde. A partir de agora, esse Congresso será mantido em todos os anos”, salientou Morando.

O chefe do Executivo também esclareceu que a realização desta ação concretiza todo o investimento, que vem sendo aplicado na Saúde.  “Nós só estamos conseguindo realizar este treinamento com o Águia, porque homologamos o heliponto do Hospital de Clínicas. Antes o equipamento estava abandonado e sem uso. Hoje, com a execução deste simulado, temos um serviço 100% apto para atender à população”, disse.

Já o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, também apontou que além dos funcionários de São Bernardo, a ação também está auxiliando profissionais de fora do município.

“Estão participando deste congresso, profissionais de hospitais particulares, funcionários de outros municípios e estudantes do setor. Além de aprimorar as técnicas, estamos proporcionando uma melhora no atendimento de toda a região do Grande ABC. Desejo, que a partir de agora, estes profissionais tenham um olhar diferenciado durante o atendimento, com respeito e agilidade”, esclareceu.

Aproveitamento - Participante do Congresso, a técnica de enfermagem Rosana Figueira, 23 anos, disse que não consegue expressar o quanto aprendeu ao longo dos três dias. “Quando me inscrevi, achei que seriam palestras monótonas e sem graça. Mas, foi exatamente ao contrário. Todos os palestrantes dominavam as técnicas e durantes os treinamentos, aprendemos na prática. Agora, sei exatamente como agir, durante uma situação de resgate”, explicou.

Comemoração - No último sábado, também foi celebrado os 10 anos do SAMU em São Bernardo. Homenagens e depoimentos de funcionários e pacientes socorridos por profissionais da cidade foram exibidos, como forma de agradecimento.

Todos os dias de evento foram gratuitos e contou com o apoio de empresas privadas, escolas técnicas e universidades. Os inscritos tiveram apenas que doar um pacote de fralda ou um kit higiene, composto por shampoo, sabonete líquido e um hidratante corporal. As doações foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) e serão distribuídas nas instituições cadastradas.

 



;

Links
Vídeo
SBC


Últimas Notícias



Em São Bernardo, roda de Capoeira é atração do fim no Riacho Grande


Pioneira na região metropolitana, São Bernardo lança biometria facial nos ônibus para gratuidades


Prefeito Orlando Morando vistoria obras de duplicação do viaduto Teresa Delta


Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas


Inscrições para Fies estão abertas a partir de hoje


MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni