-->


 

ABCD - 14/08/2021 - 14:20:29

 

Carreta da Mamografia de São Bernardo realiza atendimentos na Praça da Igreja Matriz até o fim de agosto

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Gabriel Inamine / PMSBC

 

Carreta Mamografia

Carreta Mamografia


A Unidade Móvel de Mamografia “Amiga do Peito”, serviço pioneiro desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo, iniciou seus atendimentos na Praça da Matriz, Centro, na manhã deste sábado (14/08). O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve no local, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a fim de incentivar as mulheres a realizar seus exames. A estrutura ficará estacionada neste local, de 16 a 31 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em celebração ao aniversário da cidade, que completa 468 anos neste mês, foi realizada uma ação especial na prevenção do câncer de mama. A carreta funcionou sem agendamento prévio para a realização de até 80 mamografias. Para mulheres com até 49 anos, bastava comparecer com o pedido médico do exame em mãos. Já as que compreendem a faixa etária de 50 a 69 anos, não precisavam do encaminhamento médico para fazer a mamografia.

AÇÃO PIONEIRA – Em funcionamento no município desde outubro de 2018, o equipamento permitiu a ampliação da oferta de exames de mamografia, sem fila de espera, o que na avaliação do prefeito Orlando Morando foi um grande ganho para a Saúde da Mulher.

“O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no mundo. Este foi um investimento importante para que pudéssemos realizar 4.000 mamografias mensais. Antes da carreta eram apenas 2.500. Com a rapidez do diagnóstico, o tratamento é mais eficaz e tem maiores chances de cura”, destacou o chefe do Executivo.

Durante a pandemia, todos os protocolos sanitários estão sendo respeitados. Os equipamentos passam por uma rigorosa limpeza a cada paciente. Também é exigido o uso de máscara facial, com aferição da temperatura antes da realização do exame.

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, enfatizou a importância de se realizar a mamografia anualmente. “Trata-se de um importante exame preventivo da Saúde da Mulher, na qual todas as mulheres com indicação médica devem fazer. Mulheres com mais de 40 anos devem realizar o procedimento todos os anos”, explicou.

EXAME PREVENTIVO – A comerciante Adeline Galdino Ramalho, de 51 anos, destaca que a mamografia anual está inserida em sua agenda. “Com a pandemia, havia ficado mais difícil agendar exames, especialmente no convênio. Por isso, ter esse equipamento à disposição nos ajuda demais. Entendo a importância de se fazer esse exame preventivo, há alguns anos, perdi uma cunhada, que descobriu o câncer de mama em estágio avançado. Temos de nos cuidar”, disse.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias



Bolsonaro sequestra Dia da Independência para salvar sua pele


Em reação a Bolsonaro, Fux fala em crime de responsabilidade, mas Lira não cita impeachment


Ex-assessor de Trump compara PF aos nazistas após ser parado em aeroporto


As ameaças de Bolsonaro e a ruptura institucional dos Poderes


Aras vê censura em prisão de Jefferson, mas processa professor Corado, da USP, que o criticou


Como obras de arte ajudam a denunciar atrocidades históricas